Foras da Lei

|


São tantos meios de comunicação nos dias atuais. GPS, Wi-Fi, Wirelles, Banda Larga, Blutuf, MSN, SMS, BLOGS, TWITTER, ORKUT, FACEBOOK, entre muitos, porém estamos nos comunicando cada vez menos.

A linguagem pura e coloquial, aquela que costumávamos usar quando crianças, está desaparecendo aos poucos. Entra em cena uma nova linguagem, toda codificada e resumida. “k, kara, pq, msm, falow, fikei, axar, fdp, fds, pqp.” Usamos sites de relacionamento, mas não nos relacionamos de verdade. Tudo fica no virtual.

A estrutura básica humana consiste em uma convivência social de grupo, determinada por padrões de comportamento e gerenciada pelo caráter individual. Desse conjunto de fatores resulta o conceito de comunidade. Quando nosso caráter apresenta defeitos, começamos a nos desviar dos padrões de comportamento, fazendo com que nosso convívio social deixe de ser harmônico. Passamos a pertencer a um grupo marginal (que vive as margens da sociedade).

Dentro desse conceito, vemos que tudo fica determinado por padrões de comportamento, ou seja, baseado em um modelo pré-elaborado. Quando desassociamos esse conjunto de normas (padrões), também desestruturamos a sociedade.

Agora, imagine um número maior de “marginais” em relação a pessoas com padrões de comportamento pré-internete. Isso resulta em um novo grupo de pessoas, embora ainda não caracterizadas socialmente, mas que certamente absorverão, ou simplesmente dissolverão, a sociedade pré-existente.

O que me preocupa não é o surgimento dessa nova sociedade, mas sim em quais padrões de comportamento estarão arraigados, tendo em vista que fora quebrados, segundo essa nova geração, os “paradigmas de caráter”. Agora, se pode tudo, ser indefinido, ser mau e bom, ser Yin Yang, deixaremos de existir como uma sociedade e passaremos a ser um monte de estranhos.

A tecnologia evoluiu muito, a humanidade não. A única maneira de salvar o planeta terra é devolver ao ser humano o caráter de “ser humano”.

Lembrem-se: Nossos filhos já não são só influenciados pela Globo. Há bem mais informações nesse novo campo de comunicação. Atentem para seu comportamento e para sua forma de comunicação. Devolva a eles os velhos conceitos de comportamento social, mas os privem de quererem ser livres, e certamente estaremos criando verdadeiros seres humanos para o futuro.

0 comentários:

 

©2009 O Corvo | Template Blue by TNB